segunda-feira, 19 de maio de 2014

CÁLCULOS DE PROJETO

Tendo em vista a baixa duração de baterias de celulares atualmente, a ideia do projeto é avaliar na prática a possibilidade de instalação de pequenas turbinas eólicas em estações de metrô para construir pontos de recarga.Aproveitando o deslocamento de ar provocado, sobretudo pelo deslocamento dos vagões quando estão nas estações.
Embora o potencial de geração de energia dessas turbinas de pequeno porte seja muito menor ao consumo geral da estação de metrô, a eletricidade gerada poderá contribuir para cortar os gastos com energia além de diminuir as emissões de carbono.A energia produzida seria armazenada em baterias e atingiria um máximo de x watts-hora (x  kW por dia) em condições ideais.

Cálculo para obter a potência gerada:
 “A energia disponível para uma turbina eólica é a energia cinética associada a uma coluna de ar que se desloca a uma velocidade uniforme e constante u (m/s).Na unidade de tempo, aquela coluna de ar, ao atravessar à secção plana transversal A (m2) do rotor da turbina, desloca uma massa ρAu (kg/s), em que ρ é a massa específica do ar (ρ = 1,225 kg/m3, em condições de pressão e temperatura normais).A potência disponível no vento (W) é, então, proporcional ao cubo da velocidade do vento:

A equação revela que a potência disponível é fortemente dependente da velocidade do vento: quando esta duplica, a potência aumenta oito vezes, mas duplicando a área varrida pelas pás da turbina, o aumento é só de duas vezes. Por outro lado, se a velocidade do vento desce para metade, a potência reduz-se a 12,5%.”
 (UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA, INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO. /http://www.troquedeenergia.com/Produtos/LogosDocumentos/IntroducaoAEnergiaEolica.pdf).

Dessa maneira, ficou pendente para próxima semana definir os materiais,custos e as dimensões de projeto do gerador para calcularmos a potência gerada definitivamente pelo mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário