Tendo em vista a baixa
duração de baterias de celulares atualmente, a ideia do projeto é avaliar na
prática a possibilidade de instalação de pequenas turbinas eólicas em estações
de metrô para construir pontos de recarga.Aproveitando o
deslocamento de ar provocado, sobretudo pelo deslocamento dos vagões quando
estão nas estações.
Embora o potencial de
geração de energia dessas turbinas de pequeno porte seja muito menor ao consumo
geral da estação de metrô, a eletricidade gerada poderá contribuir para cortar
os gastos com energia além de diminuir as emissões de carbono.A energia produzida
seria armazenada em baterias e atingiria um máximo de x watts-hora (x kW por dia) em condições ideais.
Cálculo para obter a potência gerada:
“A energia disponível para uma turbina eólica
é a energia cinética associada a uma coluna de ar que se desloca a uma velocidade
uniforme e constante u (m/s).Na unidade de tempo, aquela coluna de
ar, ao atravessar à secção plana transversal A (m2) do rotor da turbina,
desloca uma massa ρAu (kg/s), em que ρ é a massa específica do ar (ρ =
1,225 kg/m3, em condições de pressão e temperatura normais).A potência disponível no vento (W) é,
então, proporcional ao cubo da velocidade do vento:
A equação revela que a potência
disponível é fortemente dependente da velocidade do vento: quando esta duplica,
a potência aumenta oito vezes, mas duplicando a área varrida pelas pás da
turbina, o aumento é só de duas vezes. Por outro lado, se a velocidade do vento
desce para metade, a potência reduz-se a 12,5%.”
(UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA, INSTITUTO
SUPERIOR TÉCNICO. /http://www.troquedeenergia.com/Produtos/LogosDocumentos/IntroducaoAEnergiaEolica.pdf).
Dessa maneira, ficou
pendente para próxima semana definir os materiais,custos e as dimensões de
projeto do gerador para calcularmos a potência gerada definitivamente pelo mesmo.
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